sábado, 5 de maio de 2007

Foice e martelo voltam a ser símbolos russos

Do jornal "O Globo": "A câmara superior do parlamento da Rússia aprovou ontem em votação a volta da foice e o martelo, simbolos da antiga URSS, para a bandeira oficial do exército russo. O comitê parlamentar de nacionalismo disse em nota que 'a bandeira da vitória é um dos poucos símbolos que continuam a unir todos os russos, e sua mudança prejudicou as fundações da Rússia moderna'. O hino nacional da antiga URSS é cada vez mais cantado por populares e até nas repartições públicas(...)"

Vejam que notícia alvissareira.

E lembro que há pouco foi veiculada notícia em que, em pesquisa, o povo russo diz preferir o socialismo .


Nao é de se estranhar essa opção do povo russo, apesar da falta de bens de consumo duráveis na antiga URSS, os russos tinham uma boa qualidade de vida ao menos melhor da qual desfrutam hoje.
Esse fator se potenciliza uma vez que a transição socialismo-capitalismo foi de forma bastante selvagem, elevando a concentração de renda para níveis ,que na história russa, se assemelham ao do período pré-revolucionário de 1917.
A sociedade agira se defronta frente a ambiguidade que a transição capitalista os proporcionou.
Parece que o mundo volta a uma fase bastante polarizada, é de inteira responsabilidade nossa para que possamos impedir uma corrida imperialista entre blocos antagonicos, o mundo já está ambientalmente agonizante e não suportaria indices de crescimentos desparados.
É um fato positivo, as sociedades ao redor do globo procurarem saídas paralelas ao neoliberalismo, o perigo é que esses países começem a organizar movimentos que gerem ódio e alienação na população civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário