sábado, 13 de novembro de 2010

O caráter transformador do trabalho

O trabalho é o papel que o indivíduo exerce na sociedade para transformá-la,
contribuindo não só para o seu próprio bem-estar, mas para a melhoria da qualidade de vida de todos. Historicamente, o trabalho nas sociedades da antiguidade era exercido pelas classes inferiores, fato que mudou com o surgimento da sociedade de consumo.

Em lugares em que o poder do Estado é falho, como nas zonas rurais, há exploração do proletariado. Submetidos às condições insalubres de higiene e moradia o trabalhador fica atrelado ao patrão em um regime de terror psicológico e de privação da troca de sua força produtiva pelo salário. Cabe ao Estado garantir que os direitos dos cidadãos cheguem a esses lugares para impedir a reprodução desse quadro.

As empresas de ponta como a norte-americana “Google” investem no capital intelectual e humano dos seus funcionários. Essas empresas adequadas ao mundo corporativo moderno priorizam não só os lucros, mas também o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados o que gera um bom ambiente de trabalho, dinamizando a eficiência, o que contribui para a liderança no setor.


Cabe ao Estado garantir os direitos dos trabalhadores, pois são eles a força que impulsiona a sociedade rumo a um futuros com dignidade. O trabalho não é somente gerador de riquezas, mas um meio de se realizar como individuo integrante de uma sociedade, contribuindo para o aprimoramento dos avanços sociais e do patrimônio imaterial da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário