quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ditadores perenes


Marx foi um dos grandes pensadores da humanidade, não podemos pensar o mundo sem os seus escritos. Juntos com os de Nietzsche e Freud, houve uma mudança da visão do homem como homem, passando a ser conhecido como um ser mutável, e que toda filosofia é fruto de seu tempo, sendo a explicação dogmática não condizente com a realidade. Tenho medo dos radicais dogmáticos que transformam a dialética teórica em profissão de fé, transformando a filosofia libertária em instrumento do poder. É possível haver famintos, censura em um regime comunista? Não defendo o consumismo desvairado e nem ao menos a censura da grande mídia, mas não quero nutrir uma burocracia encastelada enquanto ao povo é ofertado a carestia. Enquanto os esquerdistas apoiarem ditadores perenes não haverá verdadeira libertação.

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto: ditadores perenes... Gostei e discordei de alguns pontos (e como eu sou uma comunista que gosto do debate e levo em consideração as diferenças que todos nós temos na nossa igualdade humana) também temo os dogmas reacionários de uma esquerda que sobrevive do ódio acumulado ao longo dos anos por uma direita também em níveis dogmáticos de ódio. Esses pseudo-s comunistas são tão reacionários quanto os de direita e bem piores compañero... Porque eles lamentavelmente têm o conhecimento nem que seja a base de decoreba ( o discurso pronto e ai propaga preconceitos) e alguns nem isso, tem comunista que jamais leu o Manifesto Comunista e muitas vezes em relação ao outro é tão intolerante quanto qualquer burguês de direita. E esse hoje é literalmente o problema da esquerda. Uma pena, porque Karl Marx foi muito maior do os discursos descontrolados de quem luta por causa própria ( doutrina) e não por causa coletiva. Chamam todos de burgueses e eles mesmo o são... rede social é para burguês, a maioria das comunidades do Brasil não tem acesso e a maioria dos ditos minorias são semi analfabetos ou estão analfabetos....
    Sobre o Comunismo... Cite um país do mundo cujo regime político é comunista... O que há no mundo (hoje) são socialistas, o caminho segundo Karl Marx para levar o proletariado ao poder, teoricamente é passando pelo capitalismo, somente assim o proletariado adquire uma consciência revolucionaria.
    É complicado porque no mundo que vivemos hoje a transformação é profunda, em Havana em janeiro li uma matéria de Fidel sobre o mundo contemporâneo (já procurei e não encontro para postar), onde a reflexão desse homem é fantástica, abrangente, imensa, ilimitada, assim como deve ser e é a teoria Marxista. Fidel é um homem do seu tempo totalmente coerente com o rumo que tomou a política mundial, sem deixar de acreditar na Revolução, nunca em nenhum país ouvi tanto a palavra “humanização” como em Havana, ouvi inclusive do Secretário de Educação de Madri, que Cuba estava adiante de todos os outros países ( ele incluiu o dele na questão da Educação que prioriza o ser humano. EU PENSO QUE COMUNISMO É ISSO: HUMANIZAÇÃO DO SUJEITO.

    ResponderExcluir
  2. Tenho duvidas, entretanto do entendimento do que seja uma “ditadura” para algumas pessoas, e pergunto se realmente sabem o significado da palavra e como ela nasce e como ela no mundo contemporâneo se transforma: parece-me que no dicionário histórico contemporâneo ditadura virou símbolo de “comunismo” e morro de rir... Porque o mundo capitalista é recheado de democracias ditatoriais...

    ResponderExcluir