sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A SEMANA EM POUCAS LINHAS

A SEMANA EM POUCAS LINHAS

A crise real – a queda da produção e o conseqüente desemprego – foi a nota predominante da semana que passou. Coincidentemente, também teve início em Poznan, na Polônia, a 14ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, acentuando a necessidade de freiar o consumismo desvairado.
Palavras ao vento.
Mais uma vez na história recente, a crise provocada por banqueiros e especuladores gananciosos não está sendo aproveitada para repensar o modo de produção capitalista, onde o lucro das grandes corporações sempre se sobrepõe às necessidades sociais. Nos EUA já se contabilizam um milhão de desempregados neste 2008. No Brasil, também, as demissões começaram pra valer. Só a Vale do Rio Doce despediu mais de mil e deu férias coletivas para outros cinco mil.

Fora disso, na semana que passou,
assinale-se que as relações
India-Paquistão, como era esperado, pioraram após os atentados em Mumbai. E a secretária de Estado Condoleezza Rice, despendido-se da função, vê, como sempre, a mão da Al-Qaeda nos ataques.
Outro fato marcante da semana foi a revolução dos aeroportos, na Tailândia, conseguindo seu objetivo: derrubar o primeiro ministro Somchai Wongsawat, acusado de corrupção. E, claro, houve a aprovação da medida provisória sacramentando a ajuda do BC aos bancos e o fim da Tribuna da Imprensa nas bancas, depois de 60 anos em circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário