sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sobre Kardec e sua ciência

Apesar de ter meus "dejavus" nunca fui crente no espiristismo, respeito o sincretismo religioso. Mas creio que o Kardecismo é uma modinha oitocentista que pegou, inflando ao vento da belle epoque e ao som de la vien rose.
Quando era adequado todo cavalheiro se dedicar a uma "ciência", quer ela seja real ou não. Sou feliz por ser ateu.
Imagino o Show de horrores que deve ter sido as primeiras sessões espíritas na europa, o abalo que causou a moda nas grandes rodas das boas sociedades europeias.
O "novo culto" que mistura psicologia barata com conceitos bíblicos. Mas uma coisa temos que reconhecer em Kardec, apesar de mistificar ele não amedronta.
O que é religião sem o medo? Talvez por isso a tentativa kardecista de "padronizar" o terreiro de macumba foi tão frustado, mortos não metem medo mas, sim os vivos.
É preciso crucificar diariamente o nazareno, transubstanciar o pão, fazer uso do panóptico para monitorar a multidão colocando as pessoas em estado de alerta.
A terra não é o fim, é somente o meio do caminho, prega os fanáticos alimentados por um fanatismo torpe e sem sentido.
A religião é vilã, mal da civilização.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro João,suponho que vc nunca leu livros que explanam a doutrina de Kardec,ou se leu,fez isso de maneira completamente pessoal corrompendo os sentidos trazidos por eles.Pois é claro que não há intencão em padronizar o terreiro de macumba,inclusive esse é um pré-conceito muito difundido desde a sua criação.A doutrina espírita não tem intenções de impressionar ninguém com possessões e mensagens do além.O espiritismo é inovador justamente no ponto que vc já fez mensão,não joga com o medo,na verdade acho que o cristianismo em geral não joga com o medo,são as igrejas edificadas por homens é que jogam com o medo.O fato do espiritismo ser assim prova a sobriedade e lucidez dos que o seguem e estudam,prova que não só a doutrina em si como também os que a difundem não possuem intenções como a manipulação de massa.Até por que,para isso essa doutrina também precisaria de dogmas,e isso ela não possui.

    ResponderExcluir