sábado, 24 de janeiro de 2009

Poema do Afetivograma

Poema do Afetivograma
O mês começou
Perdido, em depressão estou...
No fundo de um poço
Bem fundo...
Mas, olha, tem uma escadinha!

Subindo três degraus
Sorria!
Chegamos à hipotimia
(Não é o ideal,
Mas em tal estado
Qualquer coisa serviria...)
Mais um degrau, e... Eutimia!
Humor normal!!!
Hum, não sei, não garantiria...

Bom, já estou mais alegrinho
Tanto, que até vou subir mais um degrauzinho!
Hipertimia!!!
Planos, planos, planos, vai dar tudo certo,
Era o que eu temia!!!

Ansiedade, medo, euforia...
E aí vem a mania...
Mais um degrau, posso voar, super eu sou...
Super-homem!
(Putz! Esqueci a kriptonyta...)

E, com mais um degrau,
Estou mal...
Agora sou o vilão...
Paranóico!!!
(“Eles contra mim tramam
E querem o meu mal...”
Vou transformá-los
Em estátuas de Sal!”)

E do topo da escala final
Absolutamente lunático
Olho a humanidade e,
Impessoal, digo
(“Eu vos perdôo, meus filhos...
Mas, levem-me ao seu líder!”)

Realmente, isso está muito mal
Acho que, afinal
Requer-se uma intervenção
Alguma medicação...

Ácido Valpróico?
Obrigado, prefiro o sulfúrico!
Já usei, não me deixa pensar...
Lítio? Talvez... Duas doses, senhor...
Um ótimo estabilizador de humor...
Antipsicótico?
Isso seria o fim, não é pra tanto!
Antidepressivo? Vai bem, essa Fluoxetina
Tudo isso combinado
A um eventual benzadiazepínico
Muito bem dosado...

Começo a melhorar, talvez
A escadinha, do poço, descer...
Quero ficar aqui no meio, por favor...

E a curva vai decrescer
Voltando a oscilar, eu sei
Bem mais que mais de uma vez...

Estabilizar?
Um dia, que sabe...
Certo, doutora, prometo
Vamos acompanhar...

(Vou te confiar um segredo:
A bipolaridade é o jeito
Que os malucos inventaram
De andar de montanha-russa
E não pagar o ingresso
Ao dono do parque...)

Nota explicativa: o “afetivograma” é um gráfico de controle dos estados de humor, sugerido para o acompanhamento de pacientes de TAB; tais estados podem variar da depressão profunda a eutimia (humor normal); daí em diante caracterizam-se os estados de extrema energia (euforia) que pode descambar para a mania, onde a pessoa sente-se ansiosa, paranóica e tomada por pensamentos de superioridade ou ira. A oscilação desses estados de humor pode formar curvas tão oscilantes quanto uma montanha-russa, por isso é indispensável o “básico”: acompanhamento médico, uso algum anti-depressivo (como a Fluoxetina) associado a estabilizadores de humor (o ideal é o Lítio). Benzadiazepínicos são “calmantes”, usados com muita parcimônia apenas nos períodos de irritabilidade.

Senhores, não se apavorem! Não chego aos extremos aqui caricaturizados, mas o poema não teria graça se eu não exagerasse cada fase por que pode passar um bipolar...

Colegas de trabalhos, chefes e clientes... Isso é somente um poema... Vocês não podem provar nada contra mim... Ou os transformarei em estátuas de Sal! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário